Por que são tão comuns as brotoejas em bebês?
Já falamos por aqui um pouco sobre a sensibilidade da pele dos bebês. Macia e suave, a pele nessa fase precisa de mais cuidados do que a de um adulto. Afinal de contas, ainda não está acostumada ao mundo fora do útero. Por isso, são comuns irritações, dermatites e brotoejas.
Por que aparecem as brotoejas?
A brotoeja, também conhecida como miliária, é uma resposta do organismo ao excesso de calor e suor, que leva ao aparecimento de pequenas bolinhas vermelhas na pele que causam coceira e ardor, sendo mais frequente no rosto, pescoço, costas, peito e coxas.
As bolinhas aparecem quando as glândulas de suor ficam bloqueadas e o corpo transpira mais que o normal. Por isso, a brotoeja é muito comum em bebês, principalmente recém-nascidos porque ainda têm as glândulas de suor pouco desenvolvidas. Também podem aparecer em adultos, especialmente quando o clima está muito quente ou quando se está com febre alta.
Como tratar das brotoejas na pele do bebê?
Para evitar que as brotoejas apareçam, é sempre indicado evitar o excesso de roupas, principalmente, as mais pesadas e grossas que causam mais fricção contra a pele.
Caso as brotoejas já tenham aparecido, é importante sempre limpar muito bem a pele do bebê. Opte por tomar banhos de água morna/fria e usar um sabonete neutro, sem fragrâncias ou corantes. Deixe a pele secar naturalmente, sem usar toalha, e aplique compressas frias nos locais afetados. Além desse cuidados, o uso do Cutisanol, em pó ou gel, também é indicado.
Cutisanol Pó tem ação secativa e forma uma camada de proteção sobre a pele, que ajuda a evitar os processos irritativos. Já Cutisanol Gel tem ação hidratante multiproteção com óxido de zinco e subgalato de bismuto, e ajuda no tratamento e prevenção das vários tipos de inflamações da pele, inclusive brotoejas e dermatite pelo uso de fraldas.
FONTES:
Bula medicamento Cutisanol
https://viverbem.unimedbh.com.br/maternidade/brotoeja-em-bebe/
https://www.nestlebabyandme.com.br/artigos/brotoeja-em-bebe-o-que-e-e-como-evitar
https://www.tuasaude.com/brotoeja/