Nem sempre a queimadura de sol ocorre com sol
Embora as queimaduras de sol ocorram quando estamos expostos por muito tempo aos raios solares sem proteção, elas também podem acontecer sem o sol forte.
A queimadura solar é provocada pela radiação ultravioleta (UV). Ela surge em poucas horas após exposição excessiva à essa radiação. Portanto, sempre que houver uma emissão de radiação ultravioleta e você não estiver protegido pode acontecer uma queimadura.
Por exemplo, você olha pro céu, vê nuvens que cobrem o sol e pensa “não preciso passar protetor solar”. Resultado: uma queimadura e tanto. Às vezes, até pior, porque sua pele não estava nadinha protegida.
Isso ocorre porque até 90% dos raios UV atravessam as nuvens e pegam os desavisados de jeito. Até mesmo o sol de inverno pode queimar a pele, imagina, então, nos dias de mormaço!
UVA? UVB? O que são esses raios solares?
Independente do clima, faça chuva ou faça sol, e em qualquer estação, os raios UVA, que são os piores pra saúde – causadores das doenças de pele como envelhecimento precoce, manchas e câncer – estão presentes todos os dias do ano. Esses são os raios responsáveis pelo envelhecimento: UVA vem de aging que significa envelhecimento. Eles penetram profundamente a pele, chegando a derme.
Os responsáveis pelas queimaduras de sol são os raios UVB, que vem de burning que significa queimadura. Eles são absorvidos pela camada superficial da pele, onde substâncias que causam a dor, o inchaço e a vermelhidão são liberadas.
Aí você pensa, “vou ficar dentro d’água, tá tudo bem, posso ficar no sol tranquilamente.” Hummm, doce ilusão. Ainda há 40% de radiação UV dentro d’água se comparada com a superfície. Ou seja, mesmo numa piscina ou no mar irá sofrer os danos dos Raios UVA e UVB. Se a pele for clara, cuide-se.
Outra forma de ter uma queimadura é por meio de câmaras de bronzeamento artificial que também usam radiação ultravioleta. Apesarem de usarem a radiação UVA, devem ser usadas com cautela.
Aqui estão nossas principais dicas para você evitar queimaduras solares e proteger sua pele:
1. Aplique protetor solar antes mesmo de vestir sua roupa. A melhor maneira de evitar queimaduras solares é aplicar o protetor solar ANTES de sair de casa e antes de começar a suar ou nadar.
2. Reaplique o protetor solar a cada duas horas. Mesmo que você tenha aplicado o protetor solar antes de sair, ele pode se desgastar ao longo do dia, portanto não deixe de reaplicar o protetor solar a cada duas horas, principalmente após suar ou nadar, para se manter protegido dos raios UV nocivos.
3. Use roupas de proteção sempre que possível. Se você vai passar muito tempo ao ar livre neste verão, considere usar roupas que forneçam proteção UV (como camisetas com FPS) ou usar chapéus e óculos de sol sempre que possível.
4. Use sempre um pós-sol de boa qualidade. Um pós-sol é um cuidado importante para qualquer pessoa que se queima ao sol, mas é obrigatório para aqueles com pele sensível. O pós-sol de qualidade vai evitar os sintomas dolorosos e desconfortáveis de uma queimadura solar, incluindo descamação, vermelhidão, coceira e inchaço.
Dica extra para se proteger dos raios solares:
Cutisanol Gel ajuda a acalmar e recuperar a pele inflamada pelo sol, proporcionando uma sensação de frescor. Possui ação hidratante e umectante, ajudando no alívio do ardor e da vermelhidão. Com textura suave, Cutisanol Gel espalha facilmente pela pele.
Leia também: Queimadura de sol: o que fazer com a vermelhidão, o ardor e o ressecamento.
Lembre-se: exposição solar intensa e repetida, que resulta em queimadura solar, aumenta o risco de danos à pele, favorecendo o surgimento de rugas e o envelhecimento precoce, além do desenvolvimento de câncer de pele como o melanoma, por exemplo.