A pele sensível do bebê precisa de atenção e cuidados.

Bebê é tudo de bom. O cheirinho, a pelezinha macia e fina. E justamente por isso, a gente precisa tomar muito cuidado. 

A pele dos bebês ainda não está acostumada com o mundo fora da barriga da mãe, por isso, é sensível e requer cuidados. Vira e mexe as brotoejas, as temidas assaduras e até mesmo as dermatites aparecem.

A pele dos bebês ainda está amadurecendo

Passar protetor? Passar repelente? Se o bebê é recém-nascido ou tem até 6 meses, a resposta é não, não, não! Exponha o bebê ao sol entre 7 e 10 horas ou a partir das 16 horas por 10 minutos e use mosqueteiro. Nesse período, a pele ainda não está preparada para esses produtos. Após os 6 meses, opte por protetores e repelentes de boa qualidade recomendados para bebês. 

Quais os principais cuidados com a pele do bebê

Um banho por dia costuma ser suficiente, afinal, a própria pele produz uma fina camada de gordura para a proteção. O que não significa que o bebê só precise ser limpo uma vez ao dia. 

Depois da fralda ficar cheia, limpe o bebê rapidamente. Se a pele for exposta à urina e, principalmente, às fezes por muito tempo, as assaduras aparecem. Dê preferências para a limpeza feita com algodão e água morna (uma garrafa térmica ajuda a manter a água aquecida). 

Se a quantidade de fezes for muito grande e tiver se espalhado pela pele, nada como uma banhinho morno, entre 36°C a 37,5°C, pra resolver. Deixe os lenços umedecidos para quando sair de casa pela praticidade, porque o uso constante pode irritar a pele de alguns bebês. 

As pomadas costumam prevenir assaduras e, com certeza, tratá-las. No entanto, na troca de fraldas, ao tentar tirar a pomada friccionando demais a região, seja com lenço ou algodão, você pode retirar a camada de proteção natural da pele. Então, dê preferência por produtos mais fluidos ou em pó que facilitam a remoção no momento da higiene.

Como lidar com assaduras, acne neonatal, brotoejas, dermatites e e tudo mais que a pele do bebê apresentar

Com uma fina camada de gordura natural, a pele do bebê é protegida da desidratação. Porém, a baixa umidade, o vento e o ar condicionado, o cloro em piscinas e a exposição ao sol acabam ressecando. Por isso, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o uso de produtos hidratantes.

A assadura, a acne neonatal, a brotoeja e a dermatite são muito comuns em bebês. 

A assadura, que todo mundo conhece, aparece com aquele vermelhão ardido nas coxas, nádegas e região genital do bebê. Tem a dermatite atópica que costuma vir com muita coceira. A acne neonatal, por exemplo, ocorre em 10% dos recém-nascidos. Aparece próxima ao nariz, bochechas e até pelo corpo inteiro e se parece com uma espinha. Já a brotoeja é causada por obstrução das glândulas sudoríparas. Por isso, surge onde a criança mais sua. Pode aparentar bolhas pequenas agrupadas com um líquido transparente no interior, mas também ser várias bolinhas vermelhas que coçam ou vir com sinais de inflamação (pus).

Todas podem ser aliviadas com hidratantes com ação secativa, indicados para proteger e prevenir esses problemas em peles de bebês. 

A hidratação é necessária em todas as estações, não somente no verão. Até escrevemos sobre esse assunto aqui: No frio, pioram os sintomas de dermatites.

Para melhor hidratação, é sempre bom aplicar o produto logo após o banho, depois de enxugar delicadamente o bebê. 

No entanto, não é qualquer hidratante, você precisa prestar atenção nos produtos adequados para a pele mais sensível dos bebês.

Cutisanol ajuda a cuidar da pele sensível do bebê

Cutisanol Gel, por exemplo, possui ação hidratante, deixando a pele macia e levemente perfumada. E vai além disso: também protege e previne a pele contra a ação do vento e do frio, nas dermatites causadas por assaduras, nas brotoejas e na exposição prolongada ao sol, proporcionando sensação de frescor e calmante da pele.

A apresentação Cutisanol Pó forma uma fina camada sobre a pele, evitando e diminuindo os processos irritativos. Tem ação antisséptica, cicatrizante e secativa, deixando a pele livre de fungos e bactérias. 

A linha Cutisanol existe há quase 70 anos e já passou pela aprovação do tempo. Cutisanol é ideal para a pele sensível dos bebês ficar sempre bem.

Conheça mais sobre essa linha aqui

Confira também: