Exposição solar: como evitar maiores riscos

Com a proximidade do verão, os cuidados com o sol devem aumentar. O tempo ao ar livre é maior e as roupas, mais abertas ou leves, deixam a pele exposta.

Tomar sol é muito importante para a saúde. Além de estimular a produção de vitamina D no organismo, também ajuda a regular o humor, a diminuir o estresse, melhorar o sono e até a reduzir a pressão arterial. 

No entanto, quando a exposição se torna excessiva e não se faz o uso adequado de protetor solar, com reaplicação após transpirar muito, ou após banho de mar ou piscina, ela pode causar riscos à saúde, como queimaduras, envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele. 

E isso pode ocorrer tanto com a exposição direta da pele ao sol como debaixo de guarda-sol ou coberta com tecidos específicos que tenham algum fator de proteção aos raios ultravioleta.

Escrevemos uma matéria sobre queimadura de pele na sombra. Você pode ler aqui.

Por isso, a atenção com a pele no verão deve ser redobrada.  Separamos algumas dicas para você aproveitar o melhor do sol, sem agredir a pele. 

Dicas para evitar os riscos diários da exposição solar 

Os raios UVA e UVB são produzidos pelo sol e representam 95% da radiação que consegue atingir o corpo. A exposição solar diária tem efeito acumulativo na pele, ou seja, pode ocasionar surgimentos de pintas, manchas, rugas e sardas. 

Além disso, a exposição solar excessiva sem o uso adequado de protetor solar, e em horários de maior radiação UVA e UVB, pode estimular ao longo do tempo o aparecimento de tumores benignos (não cancerosos) ou malignos, como carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma. 

Por isso, proteger a pele não é uma ação que se toma somente quando vamos à praia, à piscina ou fazer atividades ao ar livre. É um cuidado constante e diário.

Veja o que fazer:

Melhor Horário:

  • Evite a exposição solar entre as 10h e 16h, uma vez que os raios são mais intensos e podem danificar mais a pele;

Roupas, acessório e barracas:

  • Se tiver pele sensível, procure usar roupas UV, calças ou camisas, para proteger seu corpo;
  • As roupas com tecidos sintéticos, como o Nylon, absorvem 50% da radiação UV, portanto, o protetor solar deve ser aplicado na pele para evitar queimaduras solares;
  • Chapéus, bonés e óculos de sol são seus melhores amigos para proteger seu rosto e visão;
  • Preste atenção na barraca ou guarda-sol que você usa na praia, as melhores são de algodão ou lona que absorvem 50% da radiação UV.

Protetor Solar:

  • Aplique diariamente o protetor solar no rosto, mesmo se ficar em locais internos;
  • Sempre use fotoprotetor 30 ou superior quando se expor ao sol;
  • Para dar tempo suficiente de ser absorvido, aplique o produto 30 minutos antes da exposição solar;
  • Lembre-se de reaplicar a cada 2 horas e sempre que transpirar excessivamente ou entrar na água;
  • Distribuir o protetor uniformemente em todas as partes do corpo, incluindo pés, mãos, nuca e orelha;
  • Bebês podem usar protetor solar específico para a idade a partir dos 6 meses;
  • Apesar de maior proteção devido à concentração de melanina, pessoas de pele negra também não podem se esquecer da fotoproteção;
  • Aplique o protetor em cicatrizes e tatuagens também.

Hidratação por dentro e por fora:

  • Com o sol forte do verão vem junto as altas temperaturas e, portanto, a necessidade de mais hidratação. Beba muita  água, sucos e coma mais frutas;
  • Aplique um bom hidratante na sua pele, após o banho, para evitar ressecamentos.

E se, mesmo assim, a pele inflamar no sol?

Às vezes, um descuido e pronto: sua pele vai sofrer.

A partir do índice UV 6, a radiação é considerada alta. O pior é que, no verão brasileiro, não é incomum termos índices de 15 em várias regiões do país. O risco de queimadura é extremo e a exposição ao Sol se torna bem perigosa. Basta 10 minutos de exposição sem proteção e a pele pode ficar vermelha e ardendo. 

Se isso ocorrer, tenha sempre o Cutisanol Gel® com você. Ele é uma boa opção para amenizar os danos causados pela exposição solar. Além da ação hidratante, ajuda a acalmar e recuperar a pele inflamada pelo sol, proporcionando uma sensação agradável de frescor.

Saiba curtir o verão e cuidar da pele ao mesmo tempo. Ela vai ficar sempre bem.

Confira também: