Existem várias causas de eczema atópico. Conheça.

O eczema atópico, também conhecido como dermatite atópica, é uma condição de inflamação da pele. Relativamente comum, o eczema atinge mais de 2 milhões de casos por ano no Brasil, e existem algumas causas para ele. Vamos explicar um pouco melhor aqui.

O que é o Eczema atópico?

A principal característica do eczema atópico é a inflamação, que vem acompanhada de bastante coceira e vermelhidão da pele. Em alguns casos, aspereza e descamação da pele, além de bolhas e até mesmo feridas podem surgir na área afetada.

Geralmente, o eczema atópico é uma condição bastante comum em crianças (cerca de 20% da população), mas que também aparece, embora com menos frequência, em adultos (cerca de 10%), em especial os que lidam bastante com água na pele, como profissionais de saúde ou de limpeza.

Quais são as causas?

A condição é uma resposta hiperativa do sistema imunológico, portanto, algumas causas podem ser desde reações alérgicas a medicamentos, por contato de produtos com a pele ou desencadeado pelo ressecamento excessivo da pele e também pelo suor ou micoses. Existem também os casos atópicos, como os desencadeados em pacientes que possuem outras doenças respiratórias, como a rinite e a asma.

Além disso, alguns estudos até mesmo apontam que fatores genéticos podem influenciar na predisposição da pessoa a desenvolver eczemas. Por isso, alguns pontos de cuidado devem ser observados.

Como cuidar de eczemas atópicos?

Embora não haja cura definitiva, o tratamento do eczema atópico busca aliviar alguns dos sintomas, ajudar a proteger a pele e evitar os agentes que podem desencadeá-lo. Entenda:

  • 1. Hidratação da pele: Manter a pele bem hidratada é fundamental para controlar o eczema. Use cremes que ajudem a reter a umidade na pele. Cutisanol Gel®, por exemplo, tem ação emoliente e hidratante e, ao mesmo tempo, ajuda a prevenir e tratar irritações da pele.
  • 2. Proteja a pele do suor: Proteger a pele do suor ajuda a evitar o eczema atópico. O Cutisanol Pó® forma uma fina camada sobre a pele, evitando e diminuindo processos irritativos. Tem ação antisséptica, cicatrizante e secativa.
  • 3. Medicamentos tópicos: Cremes ou pomadas contendo corticóides são frequentemente prescritos para reduzir a inflamação e coceira da pele, já que podem ajudar a reduzir a inflamação.
  • 4. Evite irritantes e causadores de alergia: Identificar e evitar substâncias irritantes que possam desencadear os sintomas de eczemas atópicos é essencial. Isso pode incluir certos tecidos, produtos químicos, detergentes, pólen, poeira e alimentos específicos.

Mantendo esses pontos em mente, é possível ficar protegido ou tratar do eczema atópico de um jeito descomplicado. Aliás, também é sempre bom lembrar que, apesar de muito comum, a dermatite atópica não é contagiosa.

A linha Cutisanol é versátil e muito boa para cuidar da pele sensível de toda a família. Pode ser usado por bebês a idosos.

Leia também a matéria Há quase 70 anos, Cutisanol® cuida da pele de toda a família.

Confira também: