Deixe as bactérias e fungos fora do seu treino.

Exercício é tudo de bom. Indispensável para a saúde física e mental. No entanto, cuidados devem ser tomados. Desde cuidados com a hidratação, alimentação e orientação para atividades intensas até cuidados com a pele.

A importância do exercício físico na sua rotina

Em pleno 2023, era da tecnologia, não tem mais como dizer que não sabia que praticar exercícios regularmente faz bem a nossa saúde, certo? Também estimula a produção de endorfina, que nos dá a sensação de prazer (o que é ótimo para a saúde mental).
Além disso, talvez mais óbvio (mas não custa lembrar) a prática de atividades físicas ajuda a perder e controlar o peso, criar massa muscular e até mesmo a diminuir os riscos de doenças crônicas, afinal, melhora a circulação sanguínea e equilibra os níveis de colesterol, diminuindo o ruim e
aumentando o bom.
Mas quando esses exercícios são feitos “de qualquer maneira”, além dos riscos de lesões, a sua pele também pode sofrer se não for dada a devida atenção.

Como prevenir doenças de pele na prática esportiva

O contato com colchões, equipamentos desportivos, aparelhos de musculação, halteres, caneleiras, TRX, etc, aumentam a possibilidade de contaminação por diferentes tipos de microrganismos, como fungos e vírus por exemplo.
A fricção provocada por roupas ou, até mesmo, pelo contato das coxas e caminhadas, por exemplo, também podem produzir irritações na pele. E até mesmo nos vestiários de academias e clubes, após o treino, é possível ser contaminado por fungos que podem causar micoses.
Como prevenir as doenças cutâneas na malhação:

  1. Tome sempre um banho após a prática esportiva ou exercícios físicos na academia ou clubes;
  2. O banho deve ser morno, nunca quente, para não tirar a camada de proteção da pele;
  3. Leve sempre suas próprias toalhas para a academia e clubes;
  4. Seque bem a virilha, os pés e a área entre os dedos após o banho;
  5. Use chinelos em banheiros de academia e clubes;
  6. Vista roupas leves adequadas à prática esportiva;
  7. Nunca reutilize meias, principalmente, após prática esportiva;
  8. Limpe bem os equipamentos de musculação e materiais de ginástica antes de usá-los;
  9. Previna a formação de bolhas, principalmente nos pés, com talcos antissépticos, em regiões de maior atrito para reduzir as chances de infecções;
  10. Se você tem coxas mais grossas, para evitar atritos durante a caminhada e assim evitar irritações na pele, use uma bermuda mais comprida;
  11. Use talco antisséptico e secativo para manter os pés e axilas secos, evitando os odores da transpiração;
  12. Use sempre protetor solar para a prática de atividades físicas ao ar livre e um produto pós-sol de qualidade que hidrate e ajude a recuperar a pele, caso tenha exagerado no tempo de exposição solar.

Previna irritações na pele que podem aparecer durante as atividades físicas.

Cutisanol® Pó forma uma fina camada protetora sobre a pele, com ação antisséptica e secativa, que ajuda na cicatrização, prevenindo processos irritativos. Por isso, é recomendado para uso nos pés e axilas, evitando a proliferação dos microrganismos e os odores da transpiração, deixando ainda a sua pele levemente perfumada. Já Cutisanol® Gel tem ação hidratante, antisséptica, e é muito usado no pós-sol, além de prevenir e tratar dermatites de pele.
Por isso, não importa se você é o mais profissional dos atletas, ou alguém querendo cuidar da saúde, cumprindo a promessa de ano novo, leve sempre Cutisanol® com você durante a prática de qualquer atividade física.

Fonte

https://www.scielo.br/j/rbme/a/yrhNNkMyNMnSnmWK66GZHnw/?lang=pt

Confira também: