Suor e odores em excesso podem ser sinais de problemas com a saúde.
Liberar endorfinas durante um treino na academia ou em alguma atividade física externa é tudo de bom. Normalmente, ficamos suados depois e podemos exalar um odor pouco agradável, mas isso é comum. Agora, quando esse suor e odor em excesso acontecem “sem motivo” no dia a dia é bom procurar uma causa, afinal, nada é realmente sem motivo.
Suor ou odor demais devem ligar um alerta.
Quando esse suor se torna mais excessivo, isso pode ser chamado de Hiperidrose. Essa é uma condição que afeta, segundo estimativas, 3% da população (ou seja, não é tão incomum assim), e pode se tornar mais incidente em casos familiares.
A hiperidrose pode ser causada por alguma doença ou efeito colateral, mas também pode vir “desacompanhada”. Além disso, existem casos diferentes, onde ela afeta partes específicas do corpo, como axilas, palma das mãos ou solas dos pés, por exemplo.
Já no caso do odor excessivo, se dá o nome de Bromidrose. Essa condição acontece quando, além do suor, o odor que acompanha se torna mais desagradável.
O suor é um mecanismo que nosso organismo tem para se resfriar, ao mesmo tempo que expele algumas substâncias que não vão ser aproveitadas. São essas substâncias que, quando entram em contato com fungos e bactérias naturalmente presentes na pele, acabam causando aquele cheirinho desagradável.
Qual é o tratamento para esses casos?
Primeiro, é preciso lembrar que nem todo caso de suor ou odor excessivo é necessariamente um caso de hiperidrose ou bromidrose, para isso, é preciso um diagnóstico feito por um profissional qualificado. Mas isso não significa que você não possa, por conta própria, tomar atitudes que possam melhorar esses quadros no dia a dia.
Cutisanol® Pó ajuda a amenizar os odores da transpiração no dia a dia. É um aliado muito bem-vindo no cuidado corporal diário, pois possui ação secativa e auxilia na prevenção e tratamento de odores nos pés e axilas (além de deixar a pele levemente perfumada).
Leia também a matéria: Deixe as bactérias e fungos fora do seu treino.