Entenda por que é tão comum os idosos sofrerem com problemas na pele.

Nosso corpo passa por diversas transformações durante a vida. Quando bebê, a pele é muito sensível, depois ela vai ficando mais resistente conforme nos tornamos adultos. Ao envelhecer, as marcas e flacidez da pele mostram visivelmente o passar do tempo e também ocorre maior probabilidade do idoso desenvolver problemas na pele. 

Quais são os maiores motivos dos idosos sofrerem mais com problemas de pele?

Problemas de pele podem acontecer em qualquer época da vida, mas na terceira idade, eles se tornam frequentes. 

O processo de envelhecimento é resultado da oxidação natural das células da pele e da perda de colágeno e de elastina. Com os anos, perdemos a sustentação, a elasticidade e a pele fica mais fina e ressecada. 

Além desses fatores que são naturais, o modo de vida que o idoso adotou durante a vida impacta muito na saúde da pele, como exposição excessiva ao sol sem proteção, tabagismo, poluição e/ou má nutrição.

Por isso, é muito mais comum que alguns problemas, como ressecamento, coceiras, alergias e dermatites, apareçam em idosos que não cuidaram preventivamente da pele. O ideal é hidratar bem a pele, evitar exposição excessiva ao sol e tratar problemas assim que eles apareçam. Em idosos, é muito importante ficar alerta a qualquer sinal de que a pele não anda bem.

Quando não hidratada, por exemplo, a pele do idoso pode craquelar e descamar. Apesar desse ressecamento ser natural, a falta de hidratação pode gerar problemas muito sérios na pele tão delicada do idoso, evoluindo até mesmo para dermatites. 

Ainda é preciso lembrar que, quando o idoso passa muito tempo sentado ou está acamado, existe uma necessidade maior de cuidados para que não surjam assaduras ou escaras.

Como cuidar da maneira certa da pele sensível de idosos?

É fundamental que o idoso adote um hábito de cuidados diários com a pele. A família é importante nesse processo. Por meio do cuidado, todo o amor é  demonstrado. 

Mesmo para os idosos mais independentes, passar cremes, fornecer produtos ou simplesmente acompanhar a saúde da pele pode se tornar um momento de carinho. Os cuidadores profissionais sabem que esse protocolo ajuda a evitar problemas sérios de pele.

Anote esse checklist para cuidar da pele sensível do idoso:

  1. Hidrate a pele diariamente após o banho. 
  2. Enxugue bem todo o corpo para evitar fungos. Se necessário, o idoso deve ter ajuda com as costas e pernas, lugares do corpo de difícil acesso.
  3. O idoso deve ser exposto à vitamina D com passeios ao sol até às 10h e depois das 15h. Essa vitamina é muito importante para o idoso.
  4. Aplique o protetor solar no rosto, colo, braços e pernas.
  5. Verifique se não há frieiras entre os dedos dos pés.
  6. Para idosos que usam fraldas, é importante prevenir assaduras.
  7. Trate dermatites assim que elas surgirem.
  8. Vitaminas e minerais são essenciais para o idoso. Manter uma boa alimentação e acompanhamento médico ajuda a manter a saúde nessa fase da vida.
  9. Exercícios são importantes na terceira idade. Da caminhada à musculação com acompanhamento, o idoso precisa se manter em movimento.
  10. Use sempre produtos de qualidade que cuidem da pele do idoso.

Vale a pena ter a linha Cutisanol® em casa. O Cutisanol® Gel, além de ter ação hidratante, tem ação antisséptica, espalha fácil e previne e trata outros tipos de problemas na pele, como dermatites pelo uso de fraldas e brotoejas. Cutisanol® Pó é secativo, tem ação antisséptica e ajuda na prevenção de assaduras pelo uso de fraldas, e na prevenção de frieiras

Quem cuida direito, cuida com Cutisanol® para a pele ficar sempre bem.

Confira também: