Idosos sofrem de vários problemas relacionados com a pele. Entenda como ajudar.
Já falamos por aqui sobre os cuidados que devemos ter com a pele sensível dos bebês, afinal, no começo da vida nossa pele requer cuidados específicos. Mas isso também é verdade na pele de idosos e problemas podem surgir, afinal, conforme os anos vão passando, nossas necessidades vão mudando.
Com a queda da produção de colágeno no organismo no decorrer dos anos, nossa pele vai se tornando cada vez menos elástica e mais flácida. Além disso, o ressecamento da pele passa a fazer parte da vida do idoso.
Como se já não bastasse, os anos também cobram seu preço: exposição ao sol, poluição, até mesmo a ingestão de álcool e nicotina refletem na aparência da pele ao longo dos anos.
Quais são os problemas de pele mais comuns em idosos?
Como a pele é o maior órgão do corpo humano, não são incomuns as irritações de pele decorrentes da falta de hidratação diária. Dermatites, erupções, eczemas (inflamações com vermelhidão), queratoses (porções da pele com aspecto grosso e ressecado) se tornam corriqueiras na vida na terceira idade.
Por isso, é preciso cuidar da pele para garantir que, mesmo com as fragilidades adquiridas ao longo da vida, não aconteçam com mais frequência do que o “esperado” e, quando aparecerem, tenham o melhor tratamento possível.
Como ajudar o idoso a prevenir e cuidar de irritações da pele
- No ressecamento da pele: hidratar a pele diariamente, principalmente após o banho para otimizar os efeitos. Cutisanol gel é um hidratante ideal para pele ressecadas, também permite que o idoso vista logo a roupa porque a apresentação gel é absorvida rapidamente.
- Assaduras: limpar resíduos de usina e fezes é muito importante, principalmente para idosos que usam fraldas por incontinência. Se possível, usar uma ducha higiênica ou lencinho umedecido e secar bem. A apresentação em pó de Cutisanol também ajuda a não proliferar bactérias e fungos, e prevenir assaduras.
- Úlceras de pressão ou escaras: como surgem em idosos que permanecem sentados ou deitados por muito tempo, a troca de posição é fundamental. Tratar a área diariamente com Cutisanol Pó, pode ajudar na prevenção de escaras, devido a sua ação antisséptica e cicatrizante.
- Frieiras: são comuns em idosos, devido à dificuldade de secar entre os dedos e pela diminuição das defesas naturais. Também é um caso onde Cutisanol Pó pode ajudar bastante, afinal, a ação antisséptica e secante pode ajudar a combater a proliferação dos fungos.
Leia também: No frio, pioram os sintomas de dermatite.
Procurar viver uma vida saudável é um ótimo conselho, independente de idade ou problemas de pele. Manter uma alimentação balanceada e tomar bastante líquidos são hábitos que devem ser cultivados por toda a vida. Não é diferente nessa fase.
No entanto, cuidar da pele, muitas vezes, é visto como luxo e, na verdade, pode ser fundamental para o bem-estar dos idosos, uma vez que os cuidados diários tornam-se determinantes para a qualidade de vida deles.
Se é importante cuidar por dentro, por fora então nem se fala. Afinal, a pele tem exatamente essa função de barreira. Manter a pele hidratada, protegida e muito bem cuidada diariamente é o ideal e, melhor ainda: não precisa ser difícil, pode ser um verdadeiro ato de carinho no cuidado com os idosos.
Saiba mais: Há quase 70 anos, Cutisanol cuida da pele de toda a família.