Queimadura de sol: o que fazer com a vermelhidão, o ardor e o ressecamento.
A queimadura de sol é como um penetra de uma festa que você não convidou e… não quer ir embora tão cedo com os incômodos que traz depois: a vermelhidão, a ardência e a descamação da pele.
Embora a queimadura de sol possa ser evitada com protetor solar, é preciso repetir a aplicação várias vezes ao dia e de um filtro adequado para seu tipo de pele.
Queimaduras solares podem ser dolorosas, desconfortáveis e até prejudiciais a sua pele se não forem tratadas. Mas não se preocupe: temos algumas dicas sobre como tratar as queimaduras solares para que você possa voltar a aproveitar logo seu verão.
Todos nós já passamos por isso: você está no sol por mais tempo do que devia, e chega em casa com o rosto vermelho, os ombros ardendo e uma sensação desconfortável de que sua pele está pegando fogo. Sim, é queimadura de sol. Até a água do chuveiro começa incomodar, mas você sabe que se não fizer absolutamente nada o dia seguinte vai ser muito pior.
O que você pode fazer para cuidar de uma queimadura de sol? O que você deve fazer?
Ao contrário do verão, a queimadura solar não é nada divertida. Na verdade, é muito dolorosa. E pode levar a danos duradouros a sua pele se você não tiver cuidado.
A boa notícia é que existem alguns passos simples que ajudam você a passar pela queimadura solar do melhor jeito possível:
- Um banho de água fria até no máximo morna é muito melhor: tomar banho quente, nem pensar.
- Não esfregue a toalha, apenas encoste na pele levemente.
- Prefira sabonetes hidratantes para não piorar o ressecamento da pele.
- Cuide de sua pele com um pós-sol de qualidade reconhecida. O Cutisanol Gel é a escolha pós-sol perfeita. Ajuda a acalmar e recuperar a pele inflamada pelo sol e tem ação hidratante e umectante. Além disso, Cutisanol Gel dá uma sensação de frescor à pele e desliza suavemente por ter uma textura suave que espalha com facilidade.
- Lembre-se que é importante evitar irritação adicional quando está com queimadura de pele, por isso, prefira vestir roupas soltas que protejam a pele da fricção.
- Nos próximos dias, portanto, vale a pena evitar tomar sol diretamente na pele para evitar uma queimadura ainda pior. Você pode aumentar bastante o fator de seu filtro solar ou usar uma camiseta que cubra a pele. Não se esqueça do chapéu ou boné. Para evitar queimaduras solares, use protetor solar com um FPS (Fator de Proteção Solar) elevado toda vez que sair. O número do FPS diz como o produto protege contra os raios UVA e UVB que causam queimaduras solares. É importante reaplicar o protetor solar com freqüência – especialmente após nadar ou suar – e escolher um que tenha um FPS de pelo menos 50 na situação de queimadura de pele. Ou até maior se sua pele for clara demais.
- Se a queimadura for mais grave e durar mais de três dias, vá ao seu médico. Você pode precisar de alguma medicação de prescrição para se curar adequadamente. Ainda assim, não deixe de começar a se cuidar, aliviando a dor e irritação da pele com Cutisanol Gel.
Mais algumas dicas para prevenir a queimadura solar:
Os raios do sol são uma parte fundamental da vida, mas ainda é importante estar atento ao tempo que se passa ao sol, a hora do dia e como faz essa exposição. Os melhores horários para evitar queimaduras solares são nas primeiras horas da manhã até às 10h ou depois das 16h.
Você já deve ter sentido o quanto dói uma queimadura solar. Mas você sabia que ela também pode causar envelhecimento precoce, rugas e até câncer de pele? É um sério risco à saúde, especialmente se você tiver pele clara. Para a beleza, então, nem se fala. A exposição ao sol excessiva aumenta a produção de radicais livres que envelhecem a pele.
Não se trata apenas de ter uma bela cor nos ombros ou no nariz, o sol também ajuda na imunidade do corpo. Mas ter cuidado com a exposição do sol e o pós-sol protege sua pele de danos significativos provocados pela queimadura solar.
Leia também: Prudência e ter Cutisanol por perto não faz mal a ninguém